Reforma de telhados na zona oeste de SP: tipos de telha e manutenção

Telhas de cerâmica

O telhado é uma parte essencial de uma construção, a protegendo do ambiente exterior e promovendo conforto. Porém, com uma exposição prolongada à chuvas e ventos fortes, é normal que eles sofram danos e precisem de reformas. Em São Paulo, as chuvas são recorrentes, o que pode causar danos estruturais nos telhados.

Entupimento de calhas, infiltrações, goteiras, vazamentos, destelhamento e mofo são alguns dos problemas mais recorrentes em telhados. A reforma para resolver esses contratempos pode variar em preço e tempo de manutenção, de acordo com o tipo de telha e o problema a ser resolvido.

Neste texto, você irá ler sobre os principais tipos de telha e seus problemas mais comuns, além de quanto custa a manutenção de um telhado e o tempo de execução.

Quais os tipos de telhas utilizados na zona oeste?

São diversos os tipos de telhas que podem ser usados na construção de telhados. Antes de saber quanto custa a manutenção e quanto tempo ela demora, é preciso entender as variedades de telhas e suas características.

Em telhados residenciais de São Paulo, é mais comum o uso dos seguintes modelos de telha:

Cerâmica

Um dos tipos mais populares de telha em São Paulo é a de cerâmica. Por ser tão comum, há uma variedade de modelos disponíveis no mercado.

As telhas de cerâmica são feitas de barro ou argila e costumam ser muito resistentes. Elas proporcionam isolamento térmico e acústico, além de serem mais fáceis de limpar. Ainda, a manutenção é mais barata quando comparada aos demais tipos de telha.

Porém, esse tipo de telhado apresenta algumas desvantagens. As telhas de cerâmica são permeáveis, o que facilita o surgimento de goteiras e infiltrações, além da proliferação de mofo e infiltrações. 

Além disso, elas são pesadas. Então, é preciso que elas sejam construídas em uma base resistente, o que acaba elevando o custo da obra como um todo.

  • Vantagens: diversidade de modelos, resistência, boa durabilidade, manutenção barata e isolamento acústico e térmico;
  • Maiores problemas: telhas pesadas e maior probabilidade de infiltrações e mofo.

Esmaltadas

As telhas esmaltadas também são feitas de cerâmica, porém, contam com uma camada colorida. Isso aumenta a resistência e impermeabilidade do material, além de aumentar as opções estéticas. Porém, esse tipo de telha acaba sendo mais caro.

  • Vantagens: diversidade de modelos, grande resistência e isolamento acústico e térmico;
  • Maiores problemas: telhas pesadas e custo elevado.

Concreto

As telhas de concreto, ou telhas de cimento, têm uma boa durabilidade e contam com isolamento térmico. Elas são mais impermeáveis, o que evita infiltrações e o surgimento de mofo e fungos.

Esse tipo de telha é ainda mais pesado do que as de cerâmica, o que exige uma estrutura reforçada para o telhado. Ainda, a telha de concreto é pouco resistente à ventanias.

  • Vantagens: durabilidade, boa impermeabilidade e isolamento térmico;
  • Maiores problemas: baixa resistência ao vento e telhas pesadas.

Vidro

As telhas de vidro são, em geral, usadas em conjunto com as de cerâmica ou concreto. Sua principal função é permitir a entrada de luz natural no ambiente.

Porém, esse modelo de telha é muito frágil e exige uma limpeza com mais frequência, para manter a transparência do material.

  • Vantagens: permitem a entrada de luz natural;
  • Maiores problemas: são muito frágeis, não tem filtro para raios ultravioletas e precisam de limpeza mais frequentemente.

Translúcidas (fibra de vidro)

Fabricadas com fibra de vidro, as telhas translúcidas têm aparência semelhante às de vidro, com a diferença que são mais leves, resistentes e duráveis.

Porém, esse modelo de telha é inflamável, o que pode causar ainda mais danos à casa quando houver algum incêndio.

  • Vantagens: permitem a entrada de luz natural e são mais baratas e resistentes que as de vidro;
  • Maiores problemas: não tem filtro para raios ultravioletas e é um material inflamável. 

Policarbonato

As telhas de policarbonato são translúcidas e também permitem a entrada de luz no ambiente. Sua grande vantagem é que elas são telhas leves e mais resistentes. Em geral, elas possuem filtro para raios ultravioleta e proteção térmica.

  • Vantagens: permitem a entrada de luz natural e são resistentes e leves;
  • Maiores problemas: fazem muito barulho quando chove e é preciso ter cuidado na manutenção para não riscar.

Fibrocimento

As telhas de fibrocimento surgiram como substitutas para as de amianto, que deixaram de ser vendidas por serem prejudiciais à saúde humana.

Elas são mais resistentes, leves e duráveis do que as demais telhas do mercado. Com certeza, a telha de fibrocimento apresenta um dos melhores custos-benefícios.

A principal desvantagem é que esse tipo de telha não oferece um isolamento térmico. Por absorver o calor, ela pode esquentar muito a casa se não houver um forro.

Ainda, se não forem bem fixadas, podem sair por conta de chuvas e ventos.

  • Vantagens: bom custo-benefício, resistência, durabilidade e leveza;
  • Maiores problemas: podem esquentar a casa e causar destelhamento se não forem bem fixadas.

Quanto custa a manutenção de telhados na zona oeste?

O custo de manutenção dos telhados depende muito do material utilizado na construção. Além disso, o problema a ser resolvido influencia muito o preço. Porém, em qualquer caso, a visita de um técnico é imprescindível. 

É preciso de uma equipe especializada que realize o serviço de forma segura, com materiais de qualidade e que faça um descarte adequado. Dessa forma, o telhado não voltará a apresentar problemas logo após a reforma.

Quanto tempo demora a manutenção?

O tempo de reforma de um telhado varia de acordo com o que precisa ser resolvido.

Enquanto algumas reformas podem ser feitas em apenas um dia, outras podem exigir um tempo maior para serem concluídas.

É essencial a avaliação do problema para decidir o que precisa ser feito e, só aí, estimar quanto tempo a manutenção irá tomar.

 

A Cobersul tem mais de 40 anos de tradição na construção e reforma de telhados em toda São Paulo e região. Entre em contato para fazer uma avaliação e pedir um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos prontos para te ajudar com a sua reforma de telhado
👋 Olá posso te ajudar?